top of page

Recuperação de dados em HDs (Hard Disks, ou discos rígidos) Internos ou Externos

Recuperar dados perdidos em HDs exige alta tecnologia, laboratórios com instalações e equipamentos específicos, engenheiros altamente treinados e procedimentos adequados. A Recovery Data investe no desenvolvimento de tecnologias próprias, para aumentar as chances de sucesso na recuperação de dados em HDs. De maneira geral, o processo de recuperação de dados em HDs irá passar pela desmontagem do HD e instalação dos discos internos (ou “platters”) em um equipamento para que um dispositivo especial de leitura acesse os dados através de um braço robótico, garantindo assim a máxima possibilidade de leitura das informações. Após a recuperação dos dados “brutos”, algorítmos especiais são utilizados para reconstruir a informação perdida.
Os HDs não servem mais para serem utilizados como dispositivos de armazenamento após a recuperação dos dados.
Nossos engenheiros estão altamente capacitados e têm experiências bem sucedidas na recuperação de HDs das seguintes marcas e modelos abaixo:

As hipóteses de recuperar dados e ficheiros apagados de um disco rígido em caso de avaria são superiores a 97% (dados de 2022).
No entanto, as tentativas de recuperação realizadas muitas vezes pelo próprio utilizador ou por técnicos não qualificados são um fator determinante na diminuição da taxa de sucesso para a recuperação dos seus dados.

 

Conselhos de recuperação de discos

Não deve abrir o seu disco rígido

Ao abrir o seu disco rígido está a provocar danos que podem ser irreversíveis.O que acontece é que o seu disco fica com os pratos contaminados e por vezes fica com a impressão digital “dedo” do cliente, no prato magnético.

Não deve trocar a eletrónica pois contem informação única de acesso a área de serviço.

A eletrónica do seu disco é única para ele funcionar, e é necessária para o laboratório fazer a recuperação dos seus dados.

O meu disco liga mas não é identificado na bios.

O seu disco deve ter um problema na área de serviço ou um problema no bloco de cabeças (escrita/leitura).

O meu disco é identificado no computador , mas está muito lento a ler os dados.

Tudo indica que o seu disco tem problemas no bloco de cabeças, pois consegue ser inicializado e ler a área de serviço, pela nossa experiência várias tentativas de leitura do disco com uma das cabeças danificadas pode danificar ainda mais os pratos magnéticos.

Ligo o disco e faz “click “click “click”

Não deve continuar com o disco ligado, pois pode estar a danificar ainda mais os pratos magnéticos.

Avarias físicas mais comuns

  • Avaria nas cabeças de escrita/leitura

  • Avaria no PCB (eletrónica)

  • Headcrash (risco no prato)

  • Avaria na Área de serviço

  • Avaria no motor ou rolamentos

Principais Causas

  • Falhas mecânicas ou eletrónicas

  • Sobre voltagem

  • Alterações de temperatura

  • Avarias mecânicas durante a rotação

  • etc…

MSTechCare
bottom of page